Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Malária matou milhares de Chineses

Por: Ney Alberto(In Memorian)
Extraído do livro " Deus nos livre dos políticos de Iguassú" e outros artigos
Malária matou milhares de Chineses
A construção do primeiro trecho da estrada de Ferro Dom Pedro Segundo ficou sob a responsabilidade do Engenheiro Charles Austin. A ferrovia deveria alcançar, primeiramente, Belém (Japeri) mas, em consequência de motivos "de força maior"...parou nas proximidades do Pouso dos Queimados, uma parada de Tropeiros, à beira do"Caminho de Terra Firme"(do ouro). Queimado tem suas terras na Baixada de Sepetiba, assim como toda a Bacia Hidrográfica do Rio Guandu.
  A Inglaterra - por causa da Revolução Industrial - desejava abolir a escravidão, para que os cativos, libertos, se tornassem assalariados,.Empregaram, na implantação dessa ferrovia, mão-de-obra  dos "chins" (chineses). Milhares deles morreram de malária.
 Ademar Benévolo - transcrevendo Paulo Pessoa ("Guia da EFCB") publicou:"Para continuar os trabalhos, resolveu Mr. Price importar operários chineses, que fizeram afinal os grandes aterros, na maior parte assentados sobre faxinas. Estes chins foram, às centenas, atacados de febres e segundo uma testemunha da época, avalia-se em mais de cinco mil o número desses trabalhadores infelizes sepultados em Belém. A pernilongada fermentava o "Brejo dos Caramujos" e o"Brejo dos Marinheiros". "Quantos chins teriam vindo, se mais de cinco mil morreram? Teriam sido avisados que vinham trabalhar em um cemitério?".
              De onde vieram estes "chins"?
              Merecem um Memorial.    


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: