Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Nova Emergência Pediátrica do Hospital da Posse é inaugurada


Fernanda Rodrigues/Fotos: Everton Barsan
Nova Emergência Pediátrica do Hospital da Posse é inaugurada
 Em uma manhã de grande emoção, a Prefeitura de Nova Iguaçu inaugurou no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse), a Nova Emergência Pediátrica Dr. Sergio Gama – homenageando um dos mais renomados pediatras da região, falecido no início do mês. O evento aconteceu nesta terça-feira (27/10) e contou com a presença da esposa do médico, Emília Gama.
 Proporcionando mais conforto e segurança no atendimento às crianças e seus acompanhantes, o setor conta com equipamentos modernos e ambiente climatizado. São 10 leitos de internação, sendo um de isolamento, três consultórios, sala amarela, sala vermelha, (para casos mais graves), sala de raio-x, laboratório, sala de medicação, além de sala de acolhimento para familiares e banheiros com acessibilidade. 
 A Emergência infantil permitirá ainda acolher melhor os pacientes na ala vermelha adulta - para casos de maior gravidade -, que será ampliada e ganhará novos leitos para atender à demanda de 13 mil atendimentos/mês.
 “A emergência infantil funcionava ao lado da adulta. Com essas obras, além de oferecermos o atendimento às crianças e familiares num espaço exclusivo, maior e com mais qualidade, aproveitamos o espaço onde ela funcionava, no primeiro andar, para ampliar a emergência adulta", disse o secretário municipal de saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, lembrando o cenário de caos no setor, encontrado em 2013. Luiz Antônio destacou ainda que promover melhorias em meio à crise econômica não é tarefa fácil, mas é possível com planejamento e alternativas, uma delas, a emenda parlamentar do deputado Felipe Bornier, que acaba de ser aprovada pela bancada federal, destinará R$ 5 milhões para o Hospital da Posse.
 Para o prefeito Nelson Bornier, os recursos permitirão ao município avançar ainda mais na humanização do atendimento. “Uma emenda parlamentar exclusiva para uma unidade de saúde é um fato é inédito e com certeza nos dará mais força para avançar na reestruturação do hospital, que recebe não só pacientes de Nova Iguaçu, mas de cidades do entorno. Não podemos cruzar os braços, vamos buscar alternativas para avançar cada vez mais, contando sempre com uma equipe comprometida e capaz”, garantiu o prefeito.    
 Também presente à inauguração, o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, elogiou a estrutura do novo setor. “Posso garantir que essa emergência pediátrica não deve nada a muitas unidades privadas. Nova Iguaçu tem feito sua parte e mostrado que saúde pública se faz com qualidade”, disse.  
 A Nova Emergência Pediátrica Dr. Sérgio Gama foi construída numa área isolada da emergência adulta e próxima à enfermaria infantil. A expectativa é de que cerca de mil crianças sejam atendidas por mês neste setor.
   “Em 2014, foram realizados mais de 120 mil atendimentos na unidade, sendo quase 26 mil na pediatria. Em um ambiente onde nos últimos cinco anos quase 13 mil leitos do SUS foram fechados no Brasil, oferecer à população desta região um hospital estruturado e moderno é uma grande conquista, não só para os pacientes, como para os profissionais de saúde”, destaca o diretor da unidade, Joé Sestello.  
  Participaram também da inauguração, Nelson Nahon, presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz, o chefe da pediatria do HGNI, Sergio Gama, o diretor médico da unidade, Lino Sieiro, o deputado federal, Felipe Bornier, o secretário municipal de Saúde de Belford Roxo, Antônio Ferreira, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, Mauricio Moraes, os vereadores, Alcemir Gomes, Jorge de Austin, Eduardo do Doce, Dr. Cacau, Luizinho da Cerâmica, Jeane Jura, Gerciano, Marotte, Gilson Cunha, Arthur Legal, Denilson Ambrósio, Carlinhos Presidente, Marcelo Nozinho, Rael, Carlos Chambarelle, Dequias, Renato do Mercado, além de demais autoridades e funcionários. 

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminenese, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: