Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Crianças ganham festa na pediatria do Hospital da Posse


Por ASCOM/Foto: Everton Barsan
Crianças ganham festa na pediatria do Hospital da Posse
 No Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse), “Dia das Crianças” é todo dia. Apesar da data oficial (12/10) já ter passado, as comemorações continuam. Durante todo este mês de outubro, diversas atividades estão acontecendo na pediatria da unidade como contação de histórias, oficinas e brincadeiras envolvendo pacientes, funcionários e voluntários dos setores de Capelania, Gerenciamento de Resíduo e Classe Hospitalar.  
 Na programação, a “Oficina do Meio Ambiente” ensina as crianças a produzirem brinquedos com materiais recicláveis, trabalha ações lúdicas de sustentabilidade e incentiva a preservação do meio ambiente. Internado há 17 dias, para tratar de apêndice, o pequeno Matheus da Silva Barbosa, de 8 anos, aproveita  para tentar se divertir e aprender a fazer brinquedos com garrafas pet. “Adorei aprender como é fácil fazer brinquedos usando materiais que jogamos no lixo. Apesar de estar em um hospital, essa semana está sendo muito divertida”, afirma.
 De acordo com o secretário de saúde do município, Luiz Antônio Teixeira Júnior, o objetivo é elevar a autoestima dos pacientes com essas ações sociais. “A parceria com instituições, voluntários e funcionários tem sido fundamental para ampliar tais ações, que ajudam não só na autoestima, como estimulam a melhora do quadro clínico do paciente. A humanização na saúde pública é uma das principais metas desenvolvidas pelo prefeito Nelson Bornier para atender a população com mais qualidade”, garante.
            A trupe dos “Palhaços da Alegria”, com voluntários de diversos segmentos religiosos que atuam na Capelania da unidade, além dos grupos de teatro e música, levam alegria e divertem até os adultos. “Poder sorrir vendo meu filho feliz depois de tanto sofrimento é um alívio. Esses palhaços são maravilhosos e curam qualquer tristeza”, brinca Jéssica Nascimento da Silva, mãe do Matheus.
            Na unidade, este tipo de projeto acontece durante todo ano, sendo estendido também aos pacientes nas enfermarias adulto. “A assistência em saúde dentro de um ambiente hospitalar engloba diversos fatores, desde o tratamento clínico até o acolhimento, que precisa ser focado no bem estar não só do paciente, como se seu familiar, especialmente nos casos de internações por longos períodos. Por isso a importância destas ações, levando um pouco de conforto”, afirma Joé Sestello, diretor do HGNI.


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: