Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Nova Iguaçu combate as drogas pela educação


Bornier debate o projeto e diz que Nova Iguaçu entrará firme nessa parceria
Foto: Thiago Loureiro
Nova Iguaçu combate as drogas pela educação
Município é o primeiro da Baixada Fluminense a ser contemplado pelo projeto de prevenção do Governo do Estado
 O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, e a secretária de Educação Aparecida Rosestolato se reuniram na manhã desta quarta-feira, 07, com representantes do projeto “Tosco em Ação” desenvolvido pelo Governo do Estado para a apresentação do plano que visa a prevenção de drogas e violência através da educação nas escolas.

 O programa é uma parceria do Ministério da Justiça com a Secretaria Estadual de Prevenção a Dependência Química (Sepredeq), a Editora Alvorada e a Secretaria Municipal de Educação. O projeto apresenta um caráter econômico, social e pedagógico que promove uma ação preventiva na qual permite que a escola trabalhe de forma não impositiva com os alunos.

 “Através desse convênio, nós trabalhamos uma questão social de forma passiva, provocando a reflexão sobre o tema na escola”, afirma o coordenador pedagógico da Editora Alvorada, Gilnei Dias Maciel, que faz o acompanhamento do projeto nos municípios e destaca não só a prevenção, mas também o resgate de alunos que de alguma forma presenciam essa realidade.

 A ação capacita professores e forma multiplicadores na prevenção à violência no ambiente escolar, e visa trabalhar a interação dos alunos uns com os outros, propondo uma mudança comportamental do jovem tanto na escola como em casa, com os pais e na comunidade.

 O projeto que já atendeu dois milhões de alunos em mais de dez estados do Brasil, agora realiza uma seleção no Estado do Rio de Janeiro visando atender cerca de 75 mil alunos das redes municipais de ensino. “Na Baixada, o primeiro município escolhido foi Nova Iguaçu e a prioridade é aqui”, declara o Coordenador do projeto “Tosco em Ação”, Carlos Montarroyos.

Aline Medeiros, que coordena no município o programa ‘Crack’ do Governo Federal, ressalta a efetiva participação da cidade em questões sociais como essa. “Nova Iguaçu foi contemplado para aderir esse projeto pelo trabalho que já desenvolve sobre esses problemas sociais. Temos como exemplo, o livro “Fala Tu” lançado por 45 alunos da rede pública de ensino em 2014, que traz depoimentos na linguagem de cada um deles para o programa Crack, é possível vencer”, lembra Aline.

 Durante a reunião, Bornier destacou a preocupação com o trabalho de assistência aos usuários de drogas e na importância da educação preventiva. “Eu acredito no efeito totalmente positivo dessa ação e a nossa cidade vai entrar firme nessa parceria”, declara o prefeito.


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa cor laranja à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: