Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

MESQUITA PODE SER A PRIMEIRA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A CRIAR A LEI DO DIA MUNICIPAL DO NANISMO.

Por: Gisele Rocha
MESQUITA PODE SER A PRIMEIRA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A CRIAR A LEI DO DIA MUNICIPAL DO NANISMO.
 Foi aprovado por unanimidade no dia 27 de Outubro, na Câmara Municipal de Mesquita, o Projeto de Lei da Vereadora Cris Gêmeas que Institui na cidade, o “Dia Municipal da Pessoa com Nanismo e da luta contra o preconceito", a ser comemorado todo dia 25 de outubro.
 Membro da Associação de Nanismo do Estado do Rio de Janeiro - ANAERJ, Gisele Rocha, que tem uma filha com a deficiência, fez uso da Tribuna Popular para falar sobre a importância do projeto de lei e chamar atenção dos vereadores sobre a acessibilidade e de como seria importante para a cidade ser pioneira em se preocupar com uma população tão esquecida, como os anões.
 Chamada pela Vereadora de “Lei Luiza Vitória”, nome da criança que inspirou a lei, Luiza de três (3) anos, tem nanismo diastrófico e é moradora da cidade, do bairro da Chatuba. A lei é importante porque tem como objetivo combater o preconceito contra a pessoa com Nanismo, conscientizar a população sobre a importância da acessibilidade na cidade, da realização da qualificação profissional das pessoas com nanismo para sua inserção no mercado de trabalho, da inclusão social e da melhoria da sua qualidade de vida, afirmou a vereadora.
 A campanha #SomosTodosGigantes já viralizou na internet e hoje é apoiada por autoridades da cidade como o próprio prefeito Gelsinho Guerreiro, os vereadores, secretários municipais, artistas e a Deputada Estadual Daniele Guerreiro. A campanha tem como objetivo banir todo lado pejorativo da mídia e da sociedade voltado para os anões.
 O Projeto de Lei Nacional de Combate ao Preconceito a Pessoa com Nanismo,criada pelo Senador Romário, foi aprovada em audiência pública no último dia 30 de Setembro em Brasília, com a presença de mais de 150 pessoas, inclusive de líderes do segmento.
 Ao ser sancionada pelo Prefeito, Mesquita será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a criar a Lei que visa combater o preconceito contra as Pessoas com Nanismo e a garantia de seus direitos.


Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminenese, siga à faixa, cor laranja, à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a roda do Mause, ou, a bolinha, abaixo da página, que tem trânsito sobre uma linha reta, aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: