Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Projeto que libera venda de inibidores de apetite segue para plenário do Senado

Por: Paulo Cezar Pereira
Projeto que libera venda de inibidores de apetite segue para  plenário do Senado
BRASÍLIA - Aprovado nesta quarta-feira (7), na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Projeto de Lei -  PLC 61/15, de autoria do Deputado Felipe Bornier (PSD/RJ), que libera venda de medicamentos inibidores de apetite.  A matéria seguiu para votação no plenário.
 Felipe Bornier continua empenhado em agilizar a discussão do projeto no Senado. “Conseguimos mais um avanço com aprovação do parecer da senadora Lúcia Vânia na comissão. Agora precisaremos mais do que nunca do engajamento da população e da classe médica, envolvidos no tratamento contra obesidade no país, para pedir apoio aos senadores pela aprovação da matéria. Não podemos fechar os olhos para o impacto negativo que a proibição da venda dos inibidores de apetite causou no aumento da obesidade no país. Nossa expectativa é que o presidente daquela Casa coloque minha proposta em pauta o mais breve possível”, enfatizou o autor do projeto.

Inibidores de apetite e o combate à obesidade
 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda dos inibidores de apetite em outubro de 2011.Felipe Bornier foi o primeiro parlamentar a tomar iniciativa em favor dos pacientes que precisam de tratamento contra obesidade, doença que atinge mais da metade da população brasileira.
 Entidades como: Conselho Federal de Medicina, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Associação Brasileira de Nutrologia defendem que remédios emagrecedores devem ser fiscalizados e não proibidos. Segundo Felipe Bornier, a decisão da Anvisa provocou aumento da obesidade mórbida no país e a compra de remédios no mercado negro, assim como a procura por cirurgias bariátricas com grande impacto no Sistema Único de Saúde (SUS). 

-- 
Emmanuelle Lamounier
Assessoria de Comunicação
Deputado Federal Felipe Bornier (PSD/RJ)
2º Secretário da Câmara dos Deputados

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa cor laranja à direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Ao focar, corra a bolinha, abaixo da página, que tem transito sobre uma linha reta aumentando o visual , e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da 'página'.

Nenhum comentário: