Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A Baixada Fluminense celebra a arte na Semana das artes em Tinguá, evento gratuito organizado pelo grupo Agito Cultural.

Praça de Tinguá, há 30 dias atrás

A Baixada Fluminense celebra a arte na Semana das artes em Tinguá, evento gratuito organizado pelo grupo Agito Cultural.

A Semana das Artes em Tinguá – SAT é um encontro artístico de 4 dias em Tinguá, com intensa programação cultural gratuita, com shows, oficinas, exposições, cinema, teatro, artesanato, entre outros, de artistas e grupos da Baixada Fluminense que o Grupo Agito Cultural realizará entre os dias 14 a 17 de novembro de 2013. O evento iniciará no dia 14 com apresentações e oficinas nas escolas públicas do bairro; e tem o seu ápice nos dias 15, 16 e 17/11, na Praça Barão de Tinguá, das 9h às 22h, quando a programação é aberta para o grande público. A SAT dará início aos trabalhos do Grupo Agito Cultural em Tinguá com o objetivo de preservar e promover a cultura, a história, os aspectos naturais e econômicos da região, contribuindo para facilitar o acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais.

Tinguá/Nova Iguaçu é uma área de importância histórica, que integra a reserva biológica federal – Rebio/Tinguá, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, localizada na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, a 70 Km da capital. Possui um potencial que pode ser estimulado com o adequado investimento de valorização e preservação nos campos: ecológico, turístico, agrícola, histórico e cultural. A SAT, que contará com a participação de muitos artistas e produtores da Baixada Fluminense, é um convite para que se conheça mais Tinguá e a produção cultural da Baixada, valorizando os potenciais da região.

O Grupo Agito Cultural (Utilidade Pública Municipal, Lei No 698, Mesquita, 14 de julho de 2011) criado em 1991 como grupo de teatro de rua com atuação na Baixada Fluminense, ao longo de duas décadas desenvolveu projetos nas áreas de cultura e educação. Com sede em Mesquita, onde o grupo realizou diversas atividades: exposições, lançamentos de revistas, exibição de vídeos, debates, apresentações musicais e de teatro, oficinas e cursos, onde o publico alvo prioritário foi os moradores do entorno. O grupo está, atualmente, em processo de instalação de uma filial em Tinguá, Nova Iguaçu, onde desenvolverá novos trabalhos.

Realização: GRUPO AGITO CULTURAL
Apoio Cultural: Sesi Cultural, Secretaria de Ação Cultural de Nova Iguaçu, Secretaria de Educação de Nova Iguaçu, FENIG, Sindipetro e Puc-Rio

Nenhum comentário: