Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Nova Iguaçu comemora o Dia Mundial de Combate ao Diabetes com ações de prevenção



 Fotos e texto: Fernanda Rodrigues
Nova Iguaçu comemora o Dia Mundial de Combate ao Diabetes com ações de prevenção
Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu promoveu na manhã desta quinta-feira (14/11) diversas ações de prevenção em pontos estratégicos do município. Foram realizados mais de cinco mil testes de glicemia (que detecta o nível de açúcar no sangue), aferição de pressão arterial, além de palestras e distribuição de material informativo sobre o tema.

Os eventos marcaram também o lançamento da Campanha Municipal de Combate a Diabetes, que segue até o dia 26/11 com ações em mais de 20 postos de saúde do município.  O objetivo é orientar à população sobre como prevenir e tratar à diabetes.

Uma das ações aconteceu na Praça Rui Barbosa, no Centro, com a participação de 1.500 pessoas, que realizaram teste de glicemia e puderam tirar dúvidas sobre a doença. O evento foi organizado pela Área Técnica de Doenças Crônicas não Transmissíveis, ligada à subsecretaria de Atenção Básica e contou com o apoio da Associação Brasileira de Cardiologia, da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu e da Unimed/Nova Iguaçu.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifCom casos de diabetes na família, a cozinheira Sirlene de Freitas, de 29 anos, não descuidou da saúde e aproveitou a ação para fazer o teste de glicemia.

“Minha mãe tem diabetes e na minha gravidez, há quatro anos, tive hipoglicemia. Desde então, regularmente estou realizando esse tipo de teste. Aproveitei que estava passando por aqui e fiz o meu. Não dói nada e é super rápido. Acho muito importante os governantes realizarem esse tipo de ação, pois ajuda a divulgar como é importante cuidar da saúde”, garante.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Nova Iguaçu, com uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, possui 17% de pessoas com diabetes, sendo 5% desse total com diabetes tipo 1 (insulino dependente). Em todo Brasil, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Cardiologia, de 2010 até início de 2013, foram registrados um aumento de 23% de casos de diabetes tipo 1.

Para o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior, a prevenção é a melhor forma de combater a diabetes. “A diabetes é uma doença grave que precisa ser olhada com atenção pelo poder público. A Prefeitura de Nova Iguaçu busca através dessas campanhas, não só alertar sobre os perigos dessa doença, como também orientar sobre como prevenir com cuidados na alimentação e na prática de exercícios físicos”, afirma.   

 Entenda a doença:  
A diabetes é uma doença crônica em que o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente ou o organismos não a utiliza de forma adequada. Por isso, algumas pessoas que têm diabetes precisam suprir a deficiência em insulina, pois é ela que ajuda as células a transformarem a glicose em energia.

Os principais sintomas são: cansaço, dores nas pernas, vontade de urinas diversas vezes, sede constante, perda de peso, mesmo sentindo mais forme e comendo mais, visão embaçada, formigamento nas mãos e pés e machucados que demoram a cicatrizar. A visita periódica ao médico, principalmente para pessoas acima dos 40 anos, é fundamental para detectar a doença logo no início. A prevenção é feita através da prática de exercícios e alimentação saudável.



Nenhum comentário: