Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CAMPEONATO BRASILEIRO DE VELA ADAPTADA ACONTECERÁ NA MESMA RAIA DOS JOGOS DE 2016

Por: Christian Baeta
CAMPEONATO BRASILEIRO DE VELA ADAPTADA ACONTECERÁ NA MESMA RAIA DOS  JOGOS DE 2016
Provas das categorias SONAR e 2.4mR acontecem nos dias 28, 29 e 30 de novembro no Clube Naval Charitas

 Quem passar por Niterói nesta semana verá uma turma animada praticando iatismo. O que talvez eles não saibam é que aquela "brincadeira" é na verdade um campeonato de alto nível de Vela Adaptada. É isso mesmo, a Terra de Arariboia receberá pela primeira vez o Brasileiro de Vela Adaptada. O evento organizado Confederação Brasileira de Vela Adaptada(CBVA) ocorrerá   nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Clube Naval Charitas, em Jurujuba. Com o objetivo de incentivar a prática de esportes náuticos de alto rendimento para pessoas com deficiência, a entidade prevê que este será o maior encontro do iatismo paralímpico já realizado no país. Para abrilhantar ainda mais a festa, as regatas ocorrerão  na mesma raia onde serão disputadas as competições e Vela em 2016. Os barcos sairão do Clube Naval Charitas, em Niterói, local sede do evento e onde está o Centro de Treinamento da Vela Adaptada para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Em paralelo ao Campeonato haverá no Clube o FESTIVELA, uma feira de exposição náutica entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.  Com um aporte de 100.000 reais para o evento, a CBVA pretende expandir o esporte por meio da feira. Haverá stands espalhados pelo local como forma de captar patrocinadores e doares para a aquisição de novos barcos.

 “Pena que todos os barcos são todos da CBVA. Diferentemente da Vela Olímpica, nossos atletas na sua maioria são de baixa renda, logo dependem de nossos barcos para treinar.  Isto dificulta nosso crescimento.   Estamos tentando usar a competição para atrair novos investidores e atletas iniciantes na Vela”, destaca Nina Rosa, diretora da Confederação Brasileira de Vela Adaptada (CBVA).

  Na abertura do evento, dia 28, haverá um coquetel, às 11 hs, que contará com a presença de Andrew Parsons, que recentemente foi nomeado vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional. Está será a primeira aparição de Andrew no novo cargo. Outros renomados velejadores brasileiros também estarão presentes, tais como Torben Grael, Lars Grael e Robert Scheidt. Será apresentado também o novo projeto do Centro de Alto Rendimento da Vela  que será construído a partir de janeiro/2014.  Um barco 2.4mR será colocado no gramado para que as pessoas possam conhecê-lo. 

 Ao todo, a competição receberá 21 atletas de seis equipes, que representam os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal. Os atletas se dividirão nas categorias SONAR (barco de 7m de comprimento e três tripulantes) e 2.4mR (barco de 4m de comprimento com um tripulante). Serão três regatas por dia, a primeira delas com início às 11h. A classificação funcional dos atletas ocorrerá nos dias 26 e 27, a partir de 12hs(aberta a imprensa).  
O Campeonato Brasileiro de Vela Adaptada é uma realização da CBVA, com o patrocínio da CAIXA Loterias e d o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).


Mais informações:
In Press Media Guide
Assessoria de Imprensa do Campeonato Brasileiro de Vela Adaptada
Christian Baeta(christian.baeta@mginpress.com.br)
Dianao Massari (diano.massarani@mginpress.com.br)
 (21) 3723-8101/ 98145-6751

Nenhum comentário: