Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

MORTALIDADE MATERNA CAI NA BAIXADA

Por:Fernanda Rodrigues
MORTALIDADE MATERNA CAI NA BAIXADA
Nova Iguaçu presta homenagem à mãe que morreu em corredor de hospital 

Após três meses de reformas, a maternidade Mariana Bulhões será reinaugurada neste domingo (01/12), às 11h, pelo prefeito Nelson Bornier, com a presença do governador Sérgio Cabral e do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes. UTI levará nome de Alyne da Silva Pimentel, que morreu no Hospital da Posse há 11 anos, e o caso levou o Brasil a sofrer sua primeira e única condenação na ONU em 2007.

A morte em 2002 da vendedora de bijouterias, Alyne da Silva Pimentel, então com 28 anos de idade e 27 semanas de gestação, no Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, ganhou repercussão internacional e levou o Brasil a sofrer sua primeira e única condenação na ONU, em 2007. Hoje, onze anos depois, a Prefeitura de Nova Iguaçu comemora a queda de 70% no número de casos de mortes maternas  – segundo dados preliminares do Ministério da Saúde – e inaugura  no domingo (01/12), às 11h, a Nova Maternidade Municipal Mariana Bulhões com a meta de zerar os índices e evitar que casos como esse se repitam. Em homenagem à jovem, a Unidade de tratamento Intensivo (UTI) da Nova Maternidade Mariana Bulhões levará o nome de Alyne da Silva Pimentel.  

 De acordo com os números disponibilizados na base do DataSUS, do Ministério da Saúde, entre janeiro e setembro de 2012, Nova Iguaçu registrou dez mortes maternas, número que caiu para três este ano, no mesmo período. Na Baixada Fluminense, a queda foi de 64,44%, e no estado, 33%.

Para o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior, a redução aconteceu em função dos investimentos em prevenção e especialmente pela qualificação e humanização do pré-natal.

“Hoje, a cidade conta com atendimento exclusivo às gestantes de alto risco na Policlínica Dom Walmor e inaugura a Nova Maternidade Mariana Bulhões com capacidade para realizar 350 partos/mês, 30% a mais do que fazia antes no Hospital da Posse”, afirma.

A Nova Mariana Bulhões reabre com 40 leitos de enfermaria, sendo quatro de UTI materna, 20 leitos de UTI neonatal e quatro de emergência  e contará ainda com novos serviços como a classificação de risco. Outra novidade são os dois quartos PPPs, nos quais as grávidas poderão ser acompanhadas por um membro da família.  

O grande avanço, porém, não será o aumento do número de partos realizados, mas a maior segurança e conforto oferecidos às mães, bebês e familiares. No ano que vem, em uma segunda etapa, a Prefeitura dará início à ampliação da unidade, com a construção de um anexo de dois andares no atual estacionamento, aumentando a capacidade para 750 partos mensais, com 72 leitos de enfermaria e 30 de UTIs neonatal.

As obras custaram R$ 1,5 milhão aos cofres municipais e o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2 milhões em equipamentos.

SERVIÇO:
INAUGURAÇÃO NOVA MATERNIDADE MARIANA BULHÕES
DATA: 01/12/2013
HORÁRIO: 11hs
LOCAL: Avenida Governador Roberto Silveira, 2012, bairro da Posse, Nova Iguaçu    
INFORMAÇÕES SOBRE A NOVA MATERNIDADE:  http://bit.ly/1b6IEDf

MAIS SOBRE O CASO ALYNE:
Em 16 de novembro de 2002, então com 28 anos de idade e 27 semanas de gestação, apresentando vômito e dor abdominal, a vendedora de bijuterias procurou atendimento em uma Casa de Saúde em Belford Roxo. Uma ultrassonografia constatou a morte do feto. Tendo sido realizado o procedimento médico para retirada do bebê, o estado de saúde de Alyne se agravou e ela entrou em coma. Foi então transferida para o Hospital da Posse. Sem um documento em que constasse seu histórico clínico, ficou esperando horas no corredor da unidade por atendimento até morrer.



Nenhum comentário: