Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Praça Santos Dumont ganhará lona Cultural

 Equipamentos quebrados, retratando o abandono do espaço.
Funcionários da Emlurb atuando na limpeza da praça.
Wagner D'Almeida, Ricardo França (subsecretário de Assistência Social), Carla Neves e Alcir Xavier.
Por: ASCOMFoto: Alziro Xavier
Praça Santos Dumont ganhará lona Cultural
Nelson Bornier determina ocupação cultural da Praça Santos Dumont
 O Dia Nacional da Cultura, comemorado todo dia 5 de novembro, tem grandes motivos para ser festejado em Nova Iguaçu. Através de uma determinação do prefeito Nelson Bornier, a Praça Santos Dumont, localizada no Centro, foi ocupada pelo poder público na manhã desta segunda-feira, dia 4, visando sua total revitalização para utilização em eventos culturais.

Liderados pelo secretário de Cultura, Wagner D’Almeida, a ação contou com a presença dos secretários de Obras, Defesa Civil e Assistência Social, Carla Neves, Luiz Antunes e Cristina Quaresma, respectivamente, além do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), Alcir Xavier. De acordo com Wagner D’Almeida, o espaço será fechado a partir desta semana para uma grande obra. “Essa praça está totalmente abandonada, mas ganhará um choque de ordem. Vamos construir uma lona cultural e a área será utilizada diariamente, através da criação das escolas de circo, música e teatro”, adiantou o secretário de Cultura.

A Empresa Municipal de Limpeza Urbana já começou com as intervenções. O mato e o lixo que tomavam conta da área da praça já foram removidos. Os brinquedos e bancos quebrados serão retirados, a rede de drenagem será desobstruída, os meios-fios e as pedras portuguesas serão reformados, além de ser feito um trabalho de revitalização de todo o paisagismo da praça. De acordo com a secretária de Obras, o projeto irá resgatar uma área nobre na cidade. “Esse projeto vai devolver um grande bem público para a população. Essa praça tem uma área verde imensa, que não temos em nenhum outro lugar do centro. Certamente, quem vai ganhar é o cidadão iguaçuano”, explica Carla Neves.

As secretarias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham) e Esporte e Lazer (Semel), além da Fundação Cultural e Educacional de Nova Iguaçu (Fenig), também estão envolvidas na ação de resgate da Praça Santos Dumont. A previsão é que em um mês o espaço já esteja em condições de ser frequentado pelas famílias da cidade.

Problemas atuais
Completamente abandonada, a Praça Santos Dumont estava ocupada por moradores de rua e existem ocorrências de que o espaço era utilizado para o consumo de drogas e prostituição. Cristina Quaresma fez um levantamento da situação, que será encaminhado ao Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop), para traçar o perfil dos ocupantes, e assim encaminhá-los aos programas de Assistência Social oferecidos pela Prefeitura de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: