Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Representantes de instituições conveniadas concluem capacitação em Nova Iguaçu

O secretário Thiago Portela (ao centro) destacou o empenho da Prefeitura para pagar os convênios
Por: ASCOMFoto: Thiago Loureiro
 Representantes de instituições conveniadas concluem capacitação em Nova Iguaçu
O secretário de Governo de Nova Iguaçu, Thiago Portela, participou nesta terça-feira (12-11), na biblioteca da Procuradoria Geral do Município,  do encerramento da Primeira Capacitação da Prestação de Contas das Instituições Conveniadas com a Educação. Um dos  objetivos do evento, que durou quatro dias, foi mostrar a importância de cumprir a legislação e debater o acesso público às informações. Os palestrantes foram o secretário de Planejamento de Despesa, Jessé Gomes Dias; a procuradora do Fundo de Assistência e membro de Tomada de Contas, Carmem Suzana; e Elisabeth Muga, ambas da Secretaria Municipal de Governo.

Thiago Portela destacou que o prefeito Nelson Bornier sempre cumpriu e pagou todos os convênios. Ele lembrou o caso de creches comunitárias que enfrentaram problema para receber os recursos por causa de problemas com documentação. O secretário disse que é importante as creches terem profissionais técnicos na área de gestão para acompanhar todos os processos e convênios. “De 1997 a 2002 (primeiro e segundo governos) o prefeito Nelson Bornier não deixou nenhuma dívida com instituições conveniadas, como creches comunitárias, por exemplo, pois entendemos que as crianças são o futuro deste país. Porém, quero destacar que a lei é para ser cumprida  e esta capacitação fez com que muitos administradores tirassem suas dúvidas”, concluiu. Nova Iguaçu tem 19 creches comunitárias, sendo 11 conveniadas.

            Na avaliação de Jessé Gomes Dias, a capacitação, que teve uma grande participação de administradores de creches, foi fundamental para que, daqui por diante, a prestação de contas das entidades seja bem mais rápida e eficaz. “Um dos maiores problemas é a falta de documentação. Isso dificulta o repasse de verbas. A capacitação esclareceu algumas dúvidas e mostrou os caminhos que devem ser seguidos”, destacou.

            Presidente da Ong Sociedade Beneficente de Campo Alegre e diretora do Centro de Educação Infantil Comunitário Semente do Amor, Joseni de Fátima da Silva,  participou dos quatro dias de curso. Ela argumentou que esclareceu muitas dúvidas. “Procuro sempre fazer as coisas certas, mas sempre pode aparecer algum detalhe técnico que eu não domine. A capacitação foi muito boa e vou colocar em prática tudo que aprendi”, encerrou.

            O evento contou ainda com a participação de assessores técnicos da Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário: