Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Projeto Gift Box chega a Nova Iguaçu

Interior da Gift Box

Interior da Gift Box

Pessoas no interior na caixa
Por: ASCOM Foto: Charles Suza
Projeto Gift Box chega a Nova Iguaçu
Quem passou pela Praça Rui Barbosa nesta terça-feira (05/11), no Centro de Nova Iguaçu, pôde notar um objeto inusitado. Trata-se da “GIFT Box”, uma grande caixa de presente, onde as pessoas podem entrar e se deparar com histórias reais de indivíduos que foram traficados e explorados. Este projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu (Semas) com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, que tem como objetivo sensibilizar a população a respeito do tráfico de pessoas e o trabalho escravo.

Na abertura do evento estavam presentes a secretária municipal de Assistência Social Cristina Quaresma e o secretário estadual de Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira. Segundo Cristina Quaresma, essa iniciativa é uma oportunidade excelente para dar visibilidade a estes crimes. “Apoiamos o projeto visando uma melhor forma de informar sobre barbaridades como estas, que acontecem na sociedade. Nós temos interesse de montar uma rede de combate ao tráfico de pessoas e o trabalho escravo na cidade junto ao Governo do Estado”, disse ela.

Renata dos santos, de 32 anos, caminhava pela praça quando se deparou com a caixa e ficou curiosa. “Fiquei muito intrigada e resolvi entrar. Adorei, está faltando projetos como esse na cidade”, disse a vendedora.
                                               
A caixa ficará até o dia 08 de novembro, na Praça Rui Barbosa, de 9h às 17h. Para mais informações visite o site www.gifrbrasil.blogspot.com.br

Projeto GIFT Box
O movimento “GIFT Box” foi criado no Reino Unido pela ONG Stop The Traffik, durante as Olimpíadas de Londres em 2012, em cooperação com a United Nations Global Iniciative to Fight Trafficking (UN.GIFT), com o objetivo de fortalecer o movimento de ativistas mundiais para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo. No Brasil, essa iniciativa visa estimular o debate sobre o tráfico de pessoas e trabalho escravo no cotidiano da sociedade, através da sensibilização e da conscientização do público em geral, com o fim de aumentar a prevenção e o conhecimento sobre o problema. A ideia é que com este projeto o Brasil passe a ser parte do Movimento Global GIFT Box de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo.

Nenhum comentário: