Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Atletas com deficiência de Nova Iguaçu participam da Olimpede

Delegação de Nova Iguaçu na Vila Olímpica, momentos antes da viagem para Volta Redonda.
Por: ASCOMFotos: Charles Souza
Atletas com deficiência de Nova Iguaçu participam da Olimpede
A manhã desta sexta-feira, dia 8, foi marcada por muitas expectativas e animação na Vila Olímpica de Nova Iguaçu. Com uma delegação formada por 39 pessoas, sendo 30 atletas, a equipe dos Esportes Adaptados da prefeitura, em parceria com o Grupo de Apoio da Deficiente e ao Idoso de Nova Iguaçu (Gadefi), seguiu para a cidade de Volta Redonda, onde participará da Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede). A competição vai reunir mais de três mil atletas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Os atletas iguaçuanos representarão a cidade em todas as provas da competição, composta por disputas de chute a gol, habilidades, bola na cesta, futsal, dominó, dama, xadrez, lançamento de bola, salto em distância, corrida, arremesso de peso e corrida de sinuosa. O subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu, Valnei Costa, viajou com a equipe e participará das competições de corrida em cadeiras de rodas. “Vou competir como forma de incentivo. Nossa ideia é trazer o maior número de medalhas e proporcionar atividades de inclusão aos nossos alunos”, afirma.

A abertura está marcada para esta sexta-feira, a partir das 15h, no Ginásio da Ilha São João, onde contará com a presença das 125 delegações. A atividade contará com apresentações musicais, desfiles, além do tradicional acendimento da pira olímpica e juramento do atleta. As disputas acontecem no sábado e domingo, a partir das 8h.

Esportes Adaptados
Em Nova Iguaçu, deficientes participam do desporto recreativo adaptado quatro vezes por semana na Vila Olímpica, que beneficia pessoas com todo o tipo de deficiência, não visando apenas o trabalho com atletas de alto rendimento, mas a inclusão e melhora na qualidade de vida de todos os cidadãos. O projeto é desenvolvido através de uma parceria das secretarias de Assistência Social e Esporte e Lazer, com a supervisão de professores qualificados.

Interessados em participar do projeto “Esportes Adaptados” podem se inscrever de segunda a sexta,  na sede da Subsecretaria dos Direitos da Pessoa Com Deficiência de Nova Iguaçu, que fica na Rua Doutor Luiz Guimarães, nº 956, Centro, ou as segundas e quartas, das 14h às 17h, na Vila Olímpica, na Rua Luis de Lima, nº 288, também no Centro.

Nenhum comentário: