Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Nova Iguaçu premia alunos campeões nos Jogos Estudantis


Por:ASCOMFotos: Thiago Loureiro
Nova Iguaçu premia alunos campeões nos Jogos Estudantis
Após três anos sem ser promovido, os Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni) voltou a todo valor. A Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), uniu forças para realizar os Jogos Estudantis no município. Este ano, o Joeni reuniu cerca de 70 escolas e mais de três mil alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino de Nova Iguaçu. Atletismo, basquete, vôlei, futsal, handebol, natação, futebol soçaite, tênis de mesa e xadrez, nas categorias sub 11, 14 e 17, entre 9 e 17 anos, foram as modalidades que integraram a competição, que durou três meses. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (14.11), no Sesc de Nova Iguaçu, em Moquetá.
O secretário Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Adriano Santos, divulgou que o Joeni já revelou talentos como o jogador de futebol Zinho, a jogadora de handebol Lucila, o judoca Sebastian Pereira, a jogadora de basquete Carolzinha, e o jogador de futsal Odair, presente no evento. Segundo Adriano, o objetivo para o ano que vem é atingir 100 escolas e cinco mil alunos.
“Sem dúvidas, esse é o maior projeto da nossa secretaria neste ano. O Joeni é uma competição de extrema importância e foi esquecida pelos governos passados. Essa é uma oportunidade de chegarmos à periferia, fazer com que os alunos disputem uma competição oficial e revelar talentos. A maioria desses alunos não será atleta, mas o sentimento de representar a própria escola ninguém tira”, enfatizou o secretário da Semel.
Adriano fez questão de destacar a presença do Estado no evento e homenagear com um troféu o vice-presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), Álvaro Barreto, que estava representando o secretário de Estado de Esporte e Lazer e presidente da Suderj, André Lazaroni. “Estou satisfeito com a estrutura e mobilização do Joeni. Esses são futuros campeões não só do esporte, mas da vida. Esses alunos saem daqui com um grande aprendizado que é saber lidar com as situações de competição do dia-a-dia”, aconselhou Álvaro.
Bruno Rodrigues, coordenador de Esporte e Lazer do Sesc, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Nova Iguaçu e afirmou querer dar continuidade a parceria nos próximos anos. “O Sesc quer oferecer a esses alunos acesso a todas as nossas instalações. Além de ser um prazer, é muito gratificante apoiar esse tipo de projeto”, ressaltou.
Para o professor de Educação Física do Colégio Vila de Cava, do Centro Educacional Soeiro Almeida e do Colégio Estadual Barão de Tinguá, André Luis Penudo, o Joeni motiva e valoriza os alunos. “Essa é uma das competições mais importantes da Baixada. Nos preparamos o ano inteiro para os Jogos Estudantis. Nosso objetivo é sempre estar entre os três primeiros, mas só fato de participar do Joeni já é muito gratificante. Estou muito feliz com o resultado de todas as escolas”, comemorou o professor.
O Centro Educacional Senador Camará foi a escola que mais acumulou premiações. Os professores de Educação Física Michel Maia e Romulo Nunes disseram que foram 12 troféus e mais de 20 medalhas. A escola levou pandeiro e agitou o evento.
Campeão na modalidade de atletismo, na categoria sub-11, Marcos Vinícius do Carmo, 11 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Alice Couto, estava radiante com o troféu. “Essa é minha primeira competição. Estou tão feliz com o meu primeiro prêmio, que não quero mais parar de competir. Estou apaixonado pelo esporte”, disse o aluno.
Participaram da mesa o coordenador de Esporte e Lazer do Sesc, Bruno Rodrigues; o vice-presidente da Suderj, Álvaro Barreto; diretor da Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Marcelo Teixeira; o secretário da Semel, Adriano Santos; o subsecretário da Semel, Luiz Carlos Amorim; o superintendente da Semel, Rafael Simões; e o coordenador da Vila Olímpica de Nova Iguaçu, Lúcio Cácio.
15:00 • 28 de agosto

Relação dos campeões gerais:
Categoria Sub-11
1º lugar – Colégio Vila de Cava
2ºlugar – Centro Educacional Soeiro Almeida
3º lugar – Escola Municipal Alice Couto

Categoria Sub-14
1º lugar – Centro Educacional Senador Camará
2º lugar - Centro Educacional Soeiro Almeida
3º lugar – Colégio Vila de Cava

Categoria Sub-17
1º lugar – Abeu
2º lugar – Centro Educacional Albert Einstein
3º lugar – Colégio Vila de Cava

Nenhum comentário: