Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nelson Bornier, Sérgio Cortes, Luiz Antonio Teixeira inspecionam as obras da Maternidade Mariana Bulhões

Nelson Bornier, Sérgio Cortes Luiz Antonio Teixeira inspecionam as obras da maternidade.
Por: ASCOMFotosCharlesSouza
Nelson Bornier, Sérgio Cortes, Luiz Antonio Teixeira inspecionam as obras da Maternidade Mariana Bulhões
Faltando dois dias para a reinauguração, maternidade Mariana Bulhões, na Posse, ganhou um estacionamento todo asfaltado, com capacidade para 250 veículos. O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, inspecionaram nesta sexta-feira os últimos retoques da obra. Após três meses de muito trabalho, a maternidade Mariana Bulhões será reinaugurada no domingo agora, às 11 horas, numa solenidade que contará com a participação do governador Sérgio Cabral.
"É difícil encontrar disposição e determinação, como dessa dupla, Nelson Bornier e o seu secretário de Saúde, Luiz Antônio. Uma obra dessa magnitude não é feita apenas pela Secretaria de Saúde, envolve todo o governo municipal com o único objetivo de melhorar o atendimento da nossa população”, observou Sérgio Cortes, que elogiou a UTI neonatal da nova unidade.
“Faremos, neste domingo, mais que um gol de placa ou de bicicleta. Eu comparo esta festa a uma final da Copa do Mundo. O prefeito Nelson Bornier e o secretário Luiz Antônio estão mostrando a que vieram. E eu tenho muito orgulho e prazer de  ver a verdadeira revolução que Nova Iguaçu está fazendo na área da saúde. Posso falar isso de Cadeira. São sete anos, como secretário, e nunca vi, neste período, nenhum município que tenha feito tanto em tão pouco tempo”, disse.
Os dois últimos governos municipais permitiram o fechamento da maternidade. Agora, a Mariana Bulhões terá capacidade de fazer 350 partos por mês. O grande avanço, porém, não será o aumento do número de partos realizados, mas a maior segurança e conforto oferecidos às mães, bebês e familiares. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, no ano que vem o programa Cegonha Iguaçuana entrará em ação. A Secretaria Municipal de Saúde vai buscar as pacientes em casa no dia do parto e levadas quando tiverem alta, já no próximo ano.
Luiz Antônio aproveitou para anunciar a ampliação da maternidade no próximo ano. Na segunda fase das obras será construído um prédio anexo de dois ou três andares, no atual estacionamento da maternidade, com mais 30 leitos maternos e dez UTIs neonatais, o que irá aumentar a capacidade para 750 partos mensais.
A nova Mariana Bulhões reabre com 40 leitos de enfermaria, quatro leitos para UTI materna, com 40 camas elétricas, 20 leitos de UTI neonatal, uma sala para classificação de riscos, quatro leitos para emergência e dois quartos onde poderão ser acompanhadas por um membro da família. A maternidade contará com uma ambulância cegonha e uma municipal, e, em caso de necessidade, tem dez ambulâncias do SAMU, com base no mesmo terreno da unidade.
Os números antigos comprovam a evolução. Antes da obras eram apenas 22 leitos de enfermaria, dez leitos de UTI neonatal e nenhum leito para UTI adulto. A sala de classificação de riscos, o leito para emergência e os quartos PPPs não existiam.

Avenida Roberto Silveira terá faixa reversível na inauguração da Maternidade de Nova Iguaçu - O secretário de Transportes de Nova Iguaçu, Rubens Borborema, pede aos motoristas que evitem trafegar pela Avenida Governador Roberto Silveira, a partir das 8 horas deste domingo, dia 01. É que uma das faixas de rolamento da via estará interditada num trecho de 500 metros, por conta da solenidade de inauguração da nova Maternidade Mariana Bulhões, localizada ao lado do viaduto da Posse, e que será entregue à população, totalmente revitalizada, pelo prefeito Nelson Bornier.
O trânsito da Roberto Silveira ganhará um trecho reversível, de mão dupla, na faixa sentido Centro, a partir da garagem da empresa de ônibus da Linave, entre as ruas Savero José Bruno e Oliveira Rodrigues Alves, na esquina da meternidade. A festa contará com a cúpula do PMDB, liderada pelo governador Sérgio Cabral e o ex-governador e ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco.
“A gente vai usar todo o trecho interditado como estacionamento das autoridades e os demais participantes da solenidade de inauguração do novo hospital, previsto para acontecer às 11 horas. Mesmo sendo um dia de domingo, com pouco movimento, o ideal é que os motoristas usem os viadutos do Posto 13 e da Barros Junior para se deslocar entre os dois lados da cidade”, sugere o secretário.
Segundo ainda Borborema, o esquema especial de trânsito na Governador Roberto Silveira vai mobilizar 35 agentes de trânsito, sete viaturas operacionais e um reboque, além de cones e material de apoio para orientar os motoristas, enquanto durar a solenidade no Hospital Mariana Bulhões.

Nenhum comentário: