Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

I Fórum de Ciência e Saúde da Baixada Fluminense atrai 300 estudantes e profissionais de saúde em Nova Iguaçu

Legenda: O secretário municipal de Saúde destacou as ações para a melhoria da Saúde em Nova Iguaçu

Por:Elaine CutrinFotos:Everton Barsan
I Fórum de Ciência e Saúde da Baixada Fluminense atrai 300 estudantes e profissionais de saúde em Nova Iguaçu

Durante sete palestras, profissionais da Fiocruz destacaram as doenças mais prevalentes na região e falaram sobre a importância do diagnóstico correto e de um tratamento adequado  

Discutir as doenças mais prevalentes na Baixada Fluminense. Este foi o objetivo do I Fórum de Ciência e Saúde da Baixada, que aconteceu nesta quarta-feira (27/11) na Universidade Iguaçu (Unig). O encontro é resultado de uma parceria entre a instituição, a Fiocruz e a Prefeitura de Nova Iguaçu e ao longo de sete palestras foram apresentados os principais sintomas e como devem ser tratadas doenças como sífilis, hanseníase e coqueluche para cerca de 300 estudantes e profissionais da área de Saúde.

A primeira palestra do dia foi sobre Sífilis. O Dr. José Augusto Nery, da Fiocruz, ressaltou a importância da realização de um diagnóstico correto. “A sífilis pode se manifestar de várias maneiras, por isso, temos que estar atentos a qualquer sintoma, entre eles, queda de cabelos, que muitas vezes é confundido com anemia”, explicou. Segundo o Ministério da Saúde, Nova Iguaçu registrou 94 casos de sífilis entre gestantes no período entre janeiro e novembro desse ano.  Desde outubro, os exames de sífilis são realizados nos 58 postos da rede do município e o resultado sai em menos de 20 minutos. Anteriormente a coleta era feita apenas no Centro de Saúde Vasco Barcellos, no Centro de Nova Iguaçu, e os resultados demoravam cerca de 30 dias para serem entregues.

Para o diretor médico do HGNI e um dos organizadores do evento, Dr. Lino Sieiro Netto, o encontro é uma celebração porque reúne profissionais que estão empenhados na melhoria dos serviços. “Estou há 16 anos na Unig e é a primeira vez que se vê uma união tão grande entre a Saúde, a Educação e  Pesquisa. Espero que tenhamos muitos outros encontros como esses”, comemorou.

Ex-aluno da Unig, o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior relembrou os tempos de faculdade e destacou os avanços na área de Saúde. “Eu escolhi estudar medicina na Unig, fui residente e hoje me sinto grato por ter recebido do prefeito Nelson Bornier o desafio de estar à frente da Secretaria. Encontramos a Saúde destruída e em menos de um ano reorganizamos o Hospital da Posse, criamos a Central de Regulação e reinauguramos a Policlínica Dom Walmor. Vamos reinaugurar a Maternidade Mariana Bulhões no dia 1/12 e estamos trabalhando muito pela melhoria da atenção básica. Em parceria com a Unig e a Fiocruz queremos melhorar cada vez mais os nossos serviços, especialmente nos postos de saúde e no Programa Saúde da Família”, ressaltou.


Nenhum comentário: