Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

HGNI lança campanha de doação de sangue




Por: Fernanda RodriguesFoto: Everton Barsan 
HGNI lança campanha de doação de sangue
Com o estoque no banco de sangue abaixo do ideal – cerca de 50% a menos do que o necessário (600 bolsas de sangue por mês), – o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) pede ajuda e lança no próximo dia 27/11 à campanha “Doe Sangue, Doe Vida”.  A ideia é aumentar o número de doares voluntários de sangue, que hoje gira em torno de 10 doações por dia, quando a meta deveria ser acima de 30. No Brasil, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apenas 1,9% da população doa sangue, quando a meta nacional deveria ser acima de 3%.

A ação marca ainda a abertura da Semana Nacional de Doação de Sangue (entre os dias 25 a 29 de novembro). Durante a semana, os doadores que comparecerem ao HGNI ganharão uma camisa como símbolo da campanha.  O Banco de Sangue da unidade, que recebe pacientes de toda a Baixada Fluminense, com uma média de 600 cirurgias mensais, é o único público da região.

Ressaltando a importância da doação de sangue, o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, destaca a necessidade diária do hospital em manter cheio o banco de sangue da unidade. “Somos a grande emergência da Baixada Fluminense e atendemos, além disso, todos os acidentados da Rodovia Presidente Dutra. Em período de festas de fim de ano, a demanda chega a aumentar 20%, já que nesse período os índices de acidentes aumentam nas estradas. A campanha para captar doares é constante, não pode parar. Doar sangue é fundamental para salvar pacientes que necessitam de transfusão de sangue durante uma cirurgia, por exemplo”,  afirma.

Para doar sangue é preciso levar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional ou Carteira de Habilitação), ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos, pesar acima de 50 Kg, estar em boas condições de saúde, evitar refeições pesadas e gordurosas, pelo menos um dia antes de doar. 

O Banco de Sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Durante a Semana Nacional de Doação de Sangue o atendimento será 8h às 13h. O hospital fica localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953, Bairro da Posse, Nova Iguaçu.


Nenhum comentário: