Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

EQUIPES DE SAÚDE BUCAL DA BAIXADA SE REÚNEM NO CISBAF

Por: Claudia Souza
EQUIPES DE SAÚDE BUCAL DA BAIXADA SE REÚNEM NO CISBAF
Coordenadores municipais que compõem a Câmara Técnica de Saúde Bucal do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense se reuniram no dia 30, na sede do consórcio, para discutir avanços no serviço, futuros projetos e trocar experiências. A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, aproveitou a oportunidade para apresentar a instituição, sua estrutura e principais realizações.

Dentre as atuações do consórcio, Rosangela falou sobre as realizações dos pregões eletrônicos que têm gerado importante economia aos municípios da região. Ela disponibilizou a estrutura do consórcio para a realização de um pregão eletrônico regional para aquisição de insumos da saúde bucal. “Muitas vezes, como as prefeituras possuem apenas uma comissão de licitação para atender toda a demanda, alguns serviços da saúde ficam desabastecidos. Temos instrumentos legais para agilizar o processo e ainda trazer economia para os municípios que aderirem ao pregão”.

Durante a reunião foi anunciada a abertura da segunda turma do curso de especialização em Saúde da Família que oferecerá 45 vagas para os odontólogos que atum na Estratégia de Saúde da Família dos municípios da Baixada Fluminense. A previsão é de que entre novembro e janeiro seja publicado o edital de inscrição e se iniciem as aulas. O curso, realizado a distância (EAD) por intermédio da Universidade Aberta do SUS (UNASUS), faz parte de um convênio entre o Cisbaf, o Ministério da Saúde e a Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). A primeira turma realizada em 2011 formou 131 profissionais, entre médicos, enfermeiros e dentistas.

                                                     Mais capacitação
            O coordenador de Saúde Bucal de São João de Meriti, Renato Gonçalves, convidou os presentes e suas equipes a participarem do curso de tratamento restaurador atraumático (TRA), que será ministrado pelo professor Antonio Monnerat, no dia 29 de novembro, no Meriti Previ, em São João de Meriti. A capacitação beneficiará os dentistas das prefeituras que trabalham na ESF, no PSE, no Programa Melhor em Casa e em programas de ações de rua.

            Ao final da reunião, a assessora técnica do Cisbaf, Márcia Cristina Ribeiro, propôs a elaboração de uma matriz diagnóstica relacionando a oferta de serviços em saúde bucal na Baixada. As informações serão usadas no planejamento das futuras ações regionais.  



MAIS INFORMAÇÕES:
Claudia Souza - 98604-3604

Assessora de Imprensa CISBAF

Nenhum comentário: