Páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Nova Iguaçu promove ação contra o crack nesta sexta-feira (22)


Nova Iguaçu promove ação contra o crack nesta sexta-feira (22)

Profissionais de diversas secretarias participam da primeira campanha de abordagem e conscientização de usuários na Praça do Skate, no Centro, a partir das 21h

A luta contra o crack, álcool e outros tipos de drogas ganha ainda mais força nesta sexta-feira (22/11), em Nova Iguaçu. Uma grande ação de abordagem e conscientização de usuários acontece, a partir das 21h, na Praça do Skate, no Centro, com a participação de 30 profissionais de diversas secretarias municipais.  Eles têm a missão de orientar e conscientizar jovens, frequentadores do espaço, sobre o perigo das drogas e riscos à saúde. Moradores do entorno denunciam que a praça se tornou, ao longo dos últimos anos, ponto de encontro de jovens que fazem o uso de álcool e entorpecentes, inclusive crack, livremente.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Thiago Portela, que coordena a ação, esta é a primeira de uma série de medidas que serão tomadas para evitar que o consumo de drogas, especialmente o crack, se espalhe pela cidade. "Não vamos permitir que este mal que vem afetando milhares de jovens em todo o Brasil, contamine os iguaçuanos. Temos a obrigação de agir imediatamente para que as cracolândias não se instalem aqui, e isso só é possível com a união de todos em ações de prevenção e conscientização da população", explicou Thiago, lembrando que Nova Iguaçu foi uma das primeiras cidades do estado a aderir ao programa "Crack, é possível vencer", do governo federal, e a criar, em março deste ano, um comitê municipal de combate ao crack. "O prefeito Nelson Bornier orientou a criação do comitê e determinou a realização de ações prioritárias contra o crack, não vamos medir esforços para eliminar pontos de consumo de drogas como este identificado na Praça do Skate", afirmou.      

Nesta ação da Praça do Skate, os funcionários da Prefeitura farão uma abordagem informal para traçar um perfil dos usuários, com levantamento sobre a idade dos jovens, classe social, se vivem na cidade ou na região, entre outros questionamentos. A ação contará com profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Assuntos Estratégicos, Ordem Pública e Defesa Civil, Trânsito, Cultura, Esporte e Lazer e Conselho Tutelar do município.

Um levantamento preliminar do Comitê Municipal de Combate ao Crack , identificou que cerca de 200 jovens – a maioria menores de idade - se reúnem na Praça do Skate para o consumo drogas e álcool. “Estamos fazendo um mapeamento dos principais pontos da cidade onde existe maior concentração de usuários. A Praça do Skate será a primeira devido ao grande número de reclamações que temos recebido sobre uso de drogas, em especial às sextas-feiras à noite. A ideia não é reprimir, e sim, transformar a realidade daquele local, que pode virar, por exemplo, um ponto constante de entretenimento com atividades da prefeitura. Além disso, o foco será a conscientização do comércio para inibir a venda de bebida alcoólica para esses menores”, ressalta Aline Medeiros, integrante do comitê.

Para o secretário de saúde do município, Luiz Antônio Teixeira Júnior, as ações conjuntas são fundamentais no combate às drogas. A Prefeitura de Nova Iguaçu conta com um importante equipamento de saúde, que está em pleno funcionamento para o tratamento e acompanhamento dos usuários, o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps AD). Até 2014, esse Caps passará a atender 24h, inclusive pacientes em crise. Além disso, atuamos com o consultório de rua, que atende na área da saúde, moradores em situação de rua de todo município”, afirma.

No próximo dia 26/11, a Prefeitura de Nova Iguaçu, realiza o 1º Fórum de Combate ao Crack, a partir das 9h, no Centro Social São Vicente (Patronato). Na ocasião serão detalhadas todas as ações de prevenção coordenadas pelo município dentro do Plano Nacional de Combate ao Crack.

Nenhum comentário: