Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Santo Antonio já reúne Nelson Bornier e Dom Luciano para organizar festa de 2014


Por: ASCOMFotos: Thiago Loureiro
Santo Antonio já reúne Nelson Bornier e Dom Luciano para organizar festa de 2014

O prefeito Nelson Bornier e o bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamim, decidiram antecipar ações para diminuir o impacto da festa de Santo Antonio no trânsito da área central da cidade. De acordo com o bispo, em 2014 os festejos acontecerão de 12 (uma quinta-feira) a 15 de junho (um domingo). Como existe a possibilidade de ser feriado nacional no dia 12, estreia do Brasil na Copa do Mundo, e de ser feriado municipal no dia 13, dia do padroeiro, os reflexos das interdições ao tráfego de veículos de trechos do centro da cidade serão menores no próximo ano, já que diminui consideravelmente o número de veículos aos sábados e domingos nas proximidades da catedral de Santo Antônio de Jacutinga.

- Dos males, o menor – comentou Bornier depois que Dom Luciano e dirigentes da Diocese encerraram o encontro de trabalho na sede da Prefeitura, do qual participaram ainda a vice-prefeita Dani Nicolasina, o secretário de Governo, Thiago Portela, e o padre Marcus Barbosa Guimarães. O prefeito lembrou a Dom Luciano as dificuldades de se criar um sistema eficiente de trânsito durante os festejos do padroeiro, mas entende que é dever do poder público colaborar com a organização de festas populares que já pertencem ao calendário do município.

Dom Luciano sugeriu a ocupação, com barracas e palcos, da rua Dr. Barros Junior, Avenida Amaral Peixoto e Travessa Mariano de Moura. Desta forma, as vias principais, como a Via Light, a Avenida Marechal Floriano e as ruas Dom Walmor e Otávio Tarquino ficarão livres para o trânsito fluir normalmente.

O prefeito gostou da proposta, porém disse que o próximo passo será reunir os representantes da Diocese com o secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema, para definir melhor o trânsito. “A ideia é planejar a festa com antecedência para não prejudicar o trânsito da cidade. No dia 12 é a abertura da Copa e 13 é feriado de Santo Antônio, 14 e 15 final de semana. Acredito que a festa do ano quem vem será ainda mais tranqüila e organizada que a deste ano. Essa é uma festa tradicional, que não pode faltar no nosso calendário. A população merece e o santo também”, destacou Bornier.

O prefeito sugeriu à Arquidiocese que as barracas sejam padronizadas, como as da Festa do Aipim, em Tinguá. “Isso irá gerar uma maior organização, limpeza e beleza à festa do padroeiro”, disse Bornier, que colocou a Prefeitura à disposição dos organizadores da festa do padroeiro.

Dom Luciano aproveitou a oportunidade para pedir ajuda financeira ao prefeito para manter quatro creches comunitárias em Miguel Couto. As instituições cuidam de 232 crianças. São elas: Creches Comunitárias São Sebastião, Nossa Senhora da Luz, São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora das Graças. O prefeito prometeu agendar uma reunião com a secretária Municipal de Educação, Aparecida Rosestolato, para estudar a melhor forma de dar suporte às creches e informou ao bispo que resolverá o problema “dentro da legalidade processual”.

Nenhum comentário: