Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

HOSPITAL DA POSSE AINDA PRECISA DE MAIS DOAÇÕES DE SANGUE PARA REPOR ESTOQUE


Por: Fernanda Rodrigues/Semus 
HOSPITAL DA POSSE AINDA PRECISA DE MAIS DOAÇÕES DE SANGUE PARA REPOR ESTOQUE

Três dias após o lançamento da campanha "Doe Sangue, Doe Vida", o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) ainda não recebeu doações suficientes para atingir média de 600 bolsas de sangue mensais necessárias para repor o estoque da unidade. Desde o lançamento da campanha, no último dia 25, o hospital recebeu apenas 80 doadores, enquanto o ideal seria no mínimo 160. O banco de sangue da Posse é o único público da Baixada Fluminense.      

“Hoje cerca de 42% das transfusões de sangue realizadas no hospital são destinadas somente para os atendimentos na emergência, que atende pacientes de toda Baixada Fluminense e ainda os acidentados da Rodovia Presidente Dutra. Por isso, precisamos e contamos muito com a solidariedade das pessoas em doar sangue. Essa é uma forma de ajudar a salvar vidas”, explica Joé Sestello, diretor geral do HGNI.

A campanha do Hospital da Posse integra as comemorações pela Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue (de 25 a 29 de novembro). "O setor de Hemoterapia do HGNI é ligado ao Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), mas muita gente ainda prefere sair da Baixada até a sede da instituição, no Centro do Rio, para fazer sua doação, só que isso dificulta ainda mais a captação para as pessoas que estão internadas aqui", ressalta Sestello, destacando que o hospital adota todas as medidas de segurança necessárias ao procedimento. 

Para suprir a demanda, o número de doações diárias no HGNI deveria ser de, no mínimo, 30 pessoas, mas atualmente a quantidade de doações não ultrapassa dez.

“Em período de festas de fim de ano, os atendimentos nos hospitais aumentam. No HGNI, por exemplo, o número de transfusões chega a subir 20%, já que nesse período os índices de acidentes nas estradas são maiores. A Prefeitura de Nova Iguaçu mantém ao longo do ano campanhas como essa, de doação de sangue, por entender que elas são fundamentais para alertar à população sobre a importância da doação voluntária e da prevenção”, alerta o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior.

Quem comparecer ao HGNI até sexta-feira, 29/11, para doar sangue ganhará uma camisa, símbolo da campanha.  

SAIBA COMO DOAR:
Para doar sangue é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional ou Carteira de Habilitação), ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos, pesar acima de 50 Kg, estar em boas condições de saúde, evitar refeições pesadas e gordurosas, pelo menos um dia antes de doar.

O fiscal de trânsito, Josilei Barcelos da Silva, de 41 anos, aproveitou o dia de folga para aderir à campanha. “Fiquei sabendo através dos jornais e decidi fazer a minha parte. Hoje eu estou doando, mas nunca se sabe o dia de amanhã, talvez eu, um dia, possa vir a precisar de um doador. Doar sangue é rápido, não doí e ainda nos faz muito bem saber que estamos ajudando ao próximo com um gesto tão simples”, disse.

 Banco de Sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu funciona de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 12h30. Durante a Semana Nacional de Doação de Sangue o atendimento acontece de 8h às 13h. O hospital fica localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953, Bairro da Posse, Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: