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sábado, 30 de novembro de 2013

Em Nova Iguaçu a primeira estrada para transporte de café do Brasil

Ainda está lá encima  nas serras do Tinguá a desativada Estrada Real do Comércio
Ney Alberto(in memorian)
A primeira estrada para transporte de café do Brasil (hoje, desativada) passa pelas serranias de Tinguá
Matéria extraída do livro - DEUS ME LIVRE DA POLÍTICA DE IGUASSÚ 
(Ney Alberto)
Ney Alberto- O AVATAR

ESTRADA REAL DO COMÉRCIO
A Inglaterra (1760) – com a Revolução Industrial – deu início à modernidade capitalista. O militarismo de Napoleão tenta dar-lhe combate. Portugal e Inglaterra são aliados. A política napoleônica proíbe que os portos continentais recebam navios britânicos (Bloqueio continental). Portugal  ‘não respeita’  e é invadido. A Família Real foge para o Brasil. Na Bahia, o Príncipe Regente Dom João decreta a ‘abertura dos portos às Nações amigas’. Os administradores do Reino invadem a Cidade do Rio de Janeiro. Ainda como resultado da citada Revolução – querendo dotá-la de melhoramentos, institui a junta Real do Comércio. Em 1811, numa reunião, nessa junta, foi cogitada a abertura de uma Estrada, a ‘Real do Comércio’. Até, então, só existia um caminho vencendo a ‘Cerra Tingoá’ ou seja, o ‘Caminho do Azevedo’, até Paty do Alferes. Os caminhos do ouro não passavam por lá.
Além do Maciço do Tinguá as mercadorias produzidas desciam de cerra acima, pelos caminhos do ouro, produtos que demoravam chegar ao Rio de Janeiro por causa das navegações fluviais/ marítimas. 
A abertura da Estrada Real do Comércio, abastecendo os trapiches da povoação de Iguassú, acionou o movimento comercial (de passagem) iguassuense, provocando, em 1833, o surgimento do ‘Município de Iguassú’.
A história – mal comparando – é interessante peça teatral, encenada nos palcos da Geografia.
A Revolução Industrial fabricou a Estrada Real do Comércio, incrementando produções e exportações. Estabeleceu importantes transformações no eixo Iguassú – Paraíba do Sul. As serranias próximas ao referido roteiro foram ocupadas.
A Estrada Real do Comércio deu vitalidade à povoação e, depois de 1833, mais vida.  Seu declínio começou com a ferrovia, por Maxambomba.
Começava no Largo dos Ferreiros
A Estrada Real do Comércio, começando no ‘Largo dos Ferreiros’, na Povoação de Iguassú, foi  – até o ano de 1858 – importante traço de união entre as localidades situadas entre Iguassú (Iguaçu Velha) e as propriedades do Barão de Ubá, margem direita do Rio Paraíba (Paraíba do Sul).
O traçado escolhido foi o detalhado pelo Sargento- Mor Inácio de Souza Werneck, personagem de Paty do Alferes. Outro sargento Francisco Soares de Andréa, auxiliado por Manoel Joaquim Pardal, dão início às obras. Tarefa concluída em 1817. A Estrada- ainda não ‘calçada’ - ziguezagueava a ‘cerra Tingoá’ e, vencendo-a, descia o Vale do Rio Santana, com ramificações para o lugar denominado ‘Certão’ (Conrado) e para ‘Bom Fim’ (Arcádia). Em 1822 percorreu-a o Botânico francês, Saint Hilaire, que afirmou: ‘Seja como for, é difícil encontrar-se caminho mais pitoresco’. Durante 15 anos - mesmo bem transitada por tropeiros – ficou mal conservada. A expansão cafeeira revitalizou-a. Em meados do século dezenove foi ‘empedrada’, depois de encurtamentos, sob a responsabilidade do Coronel - de- engenheiro Conrado Jacob Niemayer. Calçada, em longos trechos, com pedras (pé –de- moleque).  O pesquisador Brasil Gerson (em ‘O ouro O café e o Rio’ a ela assim se referiu: ‘poderia também chamar-se a primeira Estrada do Café dos brasileiros’. O Porto de Iguassú (na Praça do Comércio) deve ter sido montado após o ‘calçamento’ dessa Estrada, porque, em mapeamento  de 1837, não aparece.
O Maciço do Tinguá, até 1896, era conhecido com essa denominação: ‘Serra do Comércio’.

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