Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Nova Iguaçu realiza vacinação em cães e gatos neste sábado (9)


Por: Fernanda Rodrigues
Nova Iguaçu realiza vacinação em cães e gatos neste sábado (9)
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, por meio do setor de Vigilância em Saúde, promove neste sábado (9/11), o Dia D de Vacinação contra raiva em animais. A campanha, que aconteceria no último dia 26/10, foi transferida para esta data devido à interrupção no abastecimento de água pela Cedae.

Neste sábado, cães e gatos poderão ser vacinados gratuitamente em 170 pontos estratégicos de vacinação do município, entre postos de saúde, instituições, escolas e igrejas. A expectativa é de que mais de 100 mil animais sejam imunizados contra a doença.

“Nova Iguaçu não teve nos últimos anos registros dessa enfermidade, mas é preciso que os proprietários levem seus bichos de estimação aos pontos de vacinação, para, assim, garantirem mais saúde para seus animais. A prevenção é um dos focos da Prefeitura de Nova Iguaçu, que vem desenvolvendo e apoiando campanhas como essa, buscando sempre orientar e conscientizar sobre a importância da imunização”, disse o secretário de saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Segundo a Superintendência de Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria de Saúde, a vacina é indicada para cães e gatos acima de 4 meses de idade, mesmo fêmeas que estiverem esperando filhotes ou amamentando. A contraindicação é apenas para animais que estiverem doentes, já que o sistema imunológico não responderá adequadamente ao estimulo da vacina.

Abrigos ou criadores que possuam muitos animais devem procurar o Núcleo de Vigilância de Zoonoses de Nova Iguaçu para agendar a vacinação no local, pelo telefone (21) 2668-4516. Por medida de segurança, todos os animais devem ser encaminhados aos locais de vacinação por um adulto. A imunização acontece das 8h às 17h.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifA raiva é uma enfermidade causada por um vírus que acomete tanto os seres humanos quanto os animais mamíferos. As agressões pela mordida de um animal doente é a principal forma de transmissão da doença, que em seres humanos possui alta taxa de mortalidade, aproximando-se de 100%. Em Nova Iguaçu, nos últimos 10 anos, não houve registro de casos da doença. 
-- 
Fernanda Rodrigues 

Nenhum comentário: